Como trabalhar a Gramática Normativa?

Data: 21/09/2019

De: SIMONE ROSALINE VILELA DOS SANTOS

Assunto: ATIVIDADE PRATICA

CONTEÚDO METODO E PRATICA ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA
CURSO/SEMESTRE: PEDAGOGIA / 5 º PERÍODO
AUTOR (A): SIMONE ROSALINE VILELA DOS SANTOS
MATRÍCULA: 201701014981
TUTOR (A): MARILIA F. MARQUES SCORZONI

NOME DO JOGO: QUEM SOU EU ?

IDADE: 4 E 7 ANOS (INDEFENIDO)

QUANTIDADE DE JOGADORES: INDIVIDUAL

MATERIAL DO JOGO: FOLHA DE OFICIO A4 (CORTADO) PLASTIFICADO, COLORIDO A FIGURA A SER EXPOSTA E CORTADO EM TIRA. CADA SILABA DE UM ANIMAL OU OUTRO OBJETO ENTRE OUTROS.

OBJETIVO: FAZER COM QUE A CRIANÇA AUTISTA CONHEÇA AS LETRAS DO ALFABETO E ASSOCIEM AS IMAGENS COM AS SÍLABAS RESTANTE. ASSIM ASSIMILANDO AS SILABAS QUE FALTA PARA COMPLETAR.

REGRAS: ACHAR O RESTANTE DO CORPINHO E ASSOCIAR AS SÍLABAS.

Data: 01/05/2018

De: candida lucia dos reis Güntensperger

Assunto: cont.met.e prát.do ens.de língua portuguesa

Pergunta:
1.Ensinar gramática tradicional ainda é necessário?
Resposta:Sempre nos encontramos diante de impasses entre o tradicional e o novo.O que fazer?Hoje,a linguística avançou muito e contéudos e metodologias do ensino de Língua Portuguesa deem acompanhar os avanços sobre o estudo da linguagem.O letramento atualmente considera trabalhar com textos de gêneros variados e que fazem parte das práticas sociais dos alunos como,por exemplo,placas de ruas,rótulos de produtos,verbetes de dicionário,mapas, gráficos,etc.Pode-se trabalhar com a gramática apartir do texto,promovendo a aprendizagem através da leitura e da produção textual.
respondendo:certamente que sim.Incluir o estudo da gramática no conjunto dos conteúdos de iniciação científica da escola e que utilize a gramática tradicional como ponto de partida, fazendo um análise crítica de suas formulações teóricas e de sua adequação empírica.A gramática tradicional é usada e aplicada nas salas de aulas, é aquele que estudamos na escola desde pequeno com base nas estruturas gramaticais padronizadas da nossa língua descritiva,apenas descreve a língua tal qual as variações linguísticas presentes nela(s)não fazendo julgamento de certo ou errado aplicada em questão.

Data: 01/12/2017

De: Marina Freitas da Costa

Assunto: Atividade Prática

Disciplina: Conteúdo Metodologia e Prática de Ensino da Língua Portuguesa
Aluna: Marina Freitas da Costa
Matrícula: 201501967533
Semestre: 5º semestre de Pedagogia
Nomes dos jogos: Bingo das Letras e Formação de palavras através das imagens.
Regras dos jogos:
• Primeiro Jogo bingo das letras: Neste jogo as crianças deverão ter atenção na hora da chamada das letras ganha aquele que completar todas as letras da cartela ou seja aquele que prestou atenção nas letras chamadas e que demonstra conhecimento sobre as mesmas.
• Segundo jogo Construindo palavras através das imagens: Neste jogo as crianças ficaram em dupla ou com mais pessoas na equipe eles deverão formar a palavra da imagem que eles estão observando exemplo coloco a figura da bola eles vão buscar formar a palavra bola a equipe que formar primeiro e corretamente a palavra ganha a brincadeira.
Material: Material impresso, capas de livros antigos, plástico adesivo, régua, tesoura, letras plásticas.
Faixa etária dos alunos: 5 anos
Objetivos didáticos destes jogos: conhecer o nome das letras do alfabeto;
- Compreender que as silabas são formadas por unidades menores;
- Compreender que, via de regra, a cada fonema, corresponde uma letra ou um conjunto de letras (dígrafos);
- Identificar o fonema inicial das palavras;
- Estabelecer correspondência grafo fônica (letra inicial e fonema inicial);
- Comparar palavras que possuem unidades sonoras semelhantes;
- Perceber que palavras que possuem uma mesma sequência de sons tendem a ser escritas com a mesma sequência de letras.
Através das brincadeiras apresentadas as crianças poderão desenvolver a construção de palavras e ampliar o conhecimento sobre as letras do alfabeto. Além de desenvolverem a preocupação do trabalho em equipe.

Data: 23/11/2017

De: Leandra Alves Padilha

Assunto: Atividade Prática

Atividade de Cont. Met. e Prat. de Ensino de Língua Portuguesa
Artigo escolhido O ENSINO DA GRAMÁTICA. OPRESSÃO? LIBERDADE?
PROF. HOSANA DO NASCIMENTO
Disciplina: Cont. Met. e Pratica. de Ensino de Língua Portuguesa
Cursando o 4º semestre em Pedagogia.
Aluna: Leandra Alves Padilha
Numero da matricula: 201603034927
Nome do brinquedo/jogo: Aprendendo gramática sem opressão , sim, com a liberdade de expressão.
Idade: alunos de 3 a 4 anos de idade .
Quantidade de jogadores: Sem limitações de jogadores.
Material do brinquedo/jogo: Figuras de frutas, verduras, lugares, objeto etc. Cartolina ou EVA para imprimir as figuras, envelopes , lápis colorido e tesoura (se desejar colorir e recortar as figuras e as letras com a ajuda das crianças).

Objetivo:
Despertando na criança de 3 e 4 anos de idade o interesse pela leitura através dos códigos linguísticos, auxiliando para que ela adquira o conhecimento da pronunciação de palavras e construção de frases conforme a norma da gramática da Língua Portuguesa, partindo do meio social onde estão inseridos e sua língua materna, apresentando figuras de objeto ou de lugares do seu quotidiano relacionados a sua cultura: comidas, dança, escola, sala de aula, partes do corpo, família, casa, objetos pessoais, local onde ela mora, parque, natureza .

Método:
Apresentar vários envelopes contendo uma figura com o tema geral, e dentro dele outras figuras associada a ela ,para que a criança faça a suas associações e formule frases oralmente debatendo e argumentado e interagindo com seus colegas. O professor devera ser o mediar intervido nas conjugações dos verbos, artigo, plurais e singular género feminino e masculino etc


Regras:

Ao escolher as figuras e as palavras dos envelopes, deve-se levar em conta o meio onde as crianças estão inserida . As crianças deverão associar as figuras apresentadas ( previamente pelo professor) às correspondentes que estarão coladas em cada envelope, por ex: Peixe,tubarão... no envelope do fundo mar .Frutas no envelope da figura de uma Fruteira. A figura de um boi, cavalo, Pau de fita... no envelope correspondente a figura da dança cultural do Boi de Mamão.

Data: 13/11/2017

De: Mary Lucy Mendes Viana

Assunto: Atividade Prática

Universidade Estácio de Sá
Cont. e Metodologia e Prática do ensino da língua Portuguesa
Aluna: Mary Lucy Mendes Viana
Curso: Pedagogia
Período: 4º
Matrícula: 201601004281
Professora: Hosana do Nascimento

Atividade Prática
Idade: 5 anos
Quantidade de jogadores: individual
Objetivo: Levar a criança a reflexão sobre o contexto.
Jogo: Jogo dos 5 erros
Pitangui surgiu no século XVII e foi elevada a vila em 1715. Em 1855 recebeu o título de cidade. Pitangui é um termo originário da língua Tupi, significando “rio das crianças”, através dos termos Pitanga (criança) e “y” (rio, água).
Possui aproximadamente 25.339 habitantes de acordo com o Censo 2010. Considerada a sétima vila do ouro do estado, Pitangui guarda parte da arquitetura da seia formação inicial.
Em 2008 seu conjunto arquitetônico foi tombado em caráter definitivo pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. A partir de 14 de março de 2010, entrou em vigor a lei que proíbe o tráfego pesado no núcleo histórico da cidade.
Jogo dos 5 erros:
1- Leia o texto e marque 5 erros ou omissões de palavras encontrados nas frases abaixo:

• Pitangui possui aproximadamente 25.339 habitantes de acordo com o Censo de 2017.
• Pitangui não é considerada a sétima vila do ouro.
• O tombamento de Pitangui como patrimônio histórico em 2010.
• Existe uma lei, criada em 14 de março de 2010, que permite o tráfego pesado no núcleo histórico da cidade.
• Recebeu o título de cidade no século XVII em 1715.

Data: 21/11/2017

De: FELIPE GIRAUD MORAES

Assunto: ATIVIDADE PRÁTICA

ATIVIDADE PRÁTICA

Disciplina e semestre: CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2017.3
Autor: FELIPE GIRAUD MORAES - Matrícula 200802077725

Professora: HOSANA DO NASCIMENTO

Nome do brinquedo/jogo: ENCAIXANDO AS IMAGENS

Idade: A partir de 4 anos de idade

Quantidade de jogadores: INDIVIDUAL

Material de brinquedo/jogo: Papel A4, papel carta, cola, tesoura sem ponta, papel contato transparente.
01 Cartaz com o ALFABETO e espaço para o encaixe de imagens correspondentes;
26 Cartelas contendo imagens que correspondam com nomes que inciem com as letras do ALFABETO..

Objetivo Geral: Oferecer uma atividade educativa de forma lúdica para o desenvolvimento das crianças de maneira a fomentar a valorização e melhora da auto estima, e agilidade na tomada de decisões.

Objetivo Específico: Promover a associação das palavras.
Incentivar interação, raciocínio lógico e tomada de decisão.

Regras: Apresentar as crianças o jogo a ser trabalhado e o cartaz modelo com o Alfabeto manual com todas as imagens correspondentes ao início de suas letras e nomes.
Retirar do cartaz, embaralhar e entregar as cartas com as respectivas imagens de forma que fique visível a todos.

Será entregue a criança o conjunto de cartas com as respectivas imagens correspondentes ao início de letra do alfabeto e pedirá que as coloque no cartaz uma a uma. correspondente. Não acertando a figura não pontua e a letra volta para o jogo.
Neste jogo vence à criança que acertar maior número de cartelas encaixadas corretamente no menor espaço de tempo de no máximo cinco minutos.

Data: 09/11/2017

De: Talitha Paulo Nascimento

Assunto: Forum

Boa tarde Professora!
Sou Talitha Paulo estou no 2º ano da faculdade de Pedagogia EAD. modulo 2017.3.
Não entendi ao certo qual é o trabalho a atividades pratica de devo realizar? seria para elaborar jogos atividades com esse tema?
Como trabalhar a Gramática Normativa?

Aguardo retorno !!
Obrigada

Data: 26/10/2017

De: Vera Lúcia Ferreira da Silva

Assunto: Atividade Prática

ATIVIDADE PRÁTICA
Disciplina e semestre: CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2017.3
Autor: (nome e matrícula): VERA LÚCIA FERREIRA DA SILVA – 201604049553
Professora: HOSANA DO NASCIMENTO

Nome do brinquedo/jogo: DESCOBRINDO O ALFABETO

Idade: A partir de 4 anos de idade

Quantidade de jogadores: ilimitado

Material de brinquedo/jogo: Papel A4, papel carta, cola, tesoura sem ponta, papel contato transparente.
26 Cartas com o ALFABETO;
26 Cartelas contendo o ALFABETO com espaço para colocar as figuras;
52 Figuras correspondentes as iniciais do ALFABETO.

Objetivo Geral: Oferecer uma atividade educativa de forma lúdica para o desenvolvimento das crianças de maneira a fomentar a integração social, grupal e ou coletiva.
Objetivo Específico: Promover a associação das palavras.
Incentivar interação, raciocínio, trabalho em equipe.

Regras: Apresentar as crianças o jogo a ser trabalhado.
Dividir o número de participante, de forma que cada criança possa participar do jogo. Distribuir as cartelas de forma que fique visível a todos. Podem ser colocadas no quadro branco.
O professor irá apresentar as crianças um baralho de cartas com o alfabeto e pedirá que retire uma carta, e de acordo com a carta tirada ela irá pegar as figuras (cada letra tem duas figuras) colando-a na cartela correspondente. Caso não acerte as duas figuras não pontua e a letra volta para o jogo.
Nesta brincadeira ganha à criança ou equipe que acertar e tiver maior número de cartelas preenchidas corretamente.

Bibliografia: Bibliografia:
Figuras do alfabeto. Disponível em: < https://alfabetosparaimprimirgratis.blogspot.com.br/2015/01/alfabeto-frozen-sem-figuras-letra.html?m=1>. Acesso em: 05 de out. de 2017.
Alfabeto. Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/325666616785452386/>. Acesso em: 05 de out. de 2017.
Figuras diversas. Google. Disponível em: <https:www.google.com.br>. Acesso em: 05 de out. de 2017.

Data: 04/11/2017

De: Josiney de Sousa Cunha

Assunto: Re:Atividade Prática

Disciplina e semestre: CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2017.3
Autor: Josiney de Sousa Cunha matricula: 201503535142
Nome do brinquedo/jogo: DESCOBRINDO O ALFABETO

Fiquei com a seguinte duvida.
Olhei nas mensagens enviadas e verifiquei que tinha duas atividades a ser escolhida, escolhi a atividade acima, e ja separei todas as letras, cartelas e imagens.
Até aí tudo bem, mas voltando aqui fiquei com a sensação de estar fazendo um corte e cola.
Gostaria de saber se é isso mesmo e se é pra entregar no dia em que for fazer a minha AV.
Gostaria de ressaltar que ja sou educador e que trabalho bastante com essa atividade tanto com meus alunos quanto com minhas filhas.

Data: 02/10/2017

De: Lethicia Cristina Da Costa Barros

Assunto: Gramática Normativa

Matrícula: 201510986901
5° Semestre - Pedagogia

A gramática normativa é bastante utilizada em sala de aula e para diversos fins didáticos, a Gramática Normativa busca a padronização da língua, indicando através de suas regras como devemos falar e escrever corretamente. Aqui a abordagem privilegia a prescrição de regras que devem ser seguidas, desconsiderando os fatores sociais, culturais e históricos aos quais estão sujeitos os falantes da língua.

Itens: 1 - 10 de 271
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário