Relatos de Experiência

 
E-mail de 1/06/ 2015
 
Boa tarde a todos!!!
 
 
 
Ainda estou do lado de cá (aluna)!! Estou estagiando, estudando, observando práticas de ensino, estou cada dia mais encantada com a profissão que escolhi.
 
Ensinar língua portuguesa não me parece muito fácil, é preciso respeitar cada aluno, cada jeitinho de falar, de se expressar, e aproveitar aquele momento ideal para inserir a norma culta, sem deixar de fora aquela peculiaridade, contextualizando o aprendizado e levando a informação a todos os alunos da classe, tornando aquele momento rico em conhecimento e significado.
 
Professores, postei minha contribuição neste espaço, pois, desejo muito participar deste blog, interagir com colegas e professores para alcançar cada vez mais o conhecimento, porém, não consegui abrir mais nenhum espaço para fazê-lo.
 
Abraços, 
 
Taciane
 

Pedagogia EAD

 

E-mail de

Data: 03/10/2015

De: Melissa Chagas

 

Boa noite a todos! Gostaria de comentar sobre alfabetização e letramento, que muito tem se falado nas nossas aulas teletransmitidas. Bem, os índices de analfabetismo funcional é alarmante em nosso País. De acordo com o Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional ( INAF), setenta e cinco por cento dos brasileiros são considerados analfabetos funcionais. É cada vez maior também o índice de evasão escolar por jovens entre 15 e 17 anos. Diante desse quadro preocupante, nos perguntamos muitas vezes onde está o problema! Na verdade acredito que seja uma série de fatores, mas é importante que como professores possamos trazer para nossos alunos vários gêneros textuais a fim de tornarmos as aulas atrativas e interessantes. Podemos trabalhar a gramática normativa fazendo uma comparação entre textos, pedindo aos alunos que identifiquem o que eles tem em comum e quais as diferenças. Podemos também sugerir a eles que escrevam uma carta endereçada ao prefeito da cidade, por exemplo, e a partir daí trabalhar com eles a linguagem que será usada. Acredito que devemos explorar as várias possibilidades para que o aluno se aproprie das normas gramaticais com aulas interessantes, que despertem nesse aluno, entre outras coisas, o gosto pela leitura.

 

Data: 04/03/2016 01:42
Nome: FABIANA TOMÉ
E-mail: fabianatome@hotmail.com
Assunto: fórum D Es tácio
Mensagem: Sou professora, trabalho em uma escola particular e quero compartilhar um trabalho que realizei com uma turma de 3º ano, utilizando o livro " A festa no céu".
1º dia - Após a leitura do texto, Realizamos uma pesquisa sobre as características dos animais e mostrei como ele se classificam ( répteis, anfíbios, aves, mamíferos e peixes).
Na sala de informática, em dupla eles jogaram o " jogo da memória das patas" disponível em https://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?jogo-memoria.swf
2º dia - propus a elaboração da lista de convidados e lista de artigos necessários para a festa.
3º dia – Levei cartaz com receita de bolo. Em seguida, utilizamos encartes para pesquisa de preços dos produtos para fazer o bolo.
4º dia - Em grupo confeccionamos convites ( modelos variados ).
5º dia – confeccionamos os principais personagens da história com rolos de papel higiênico, papéis , canetinhas, cola e tesoura.

Em todo o processo, houve o momento da conversa, onde os alunos colocaram suas opiniões sobre o comportamento dos personagens:
Como é não ser convidado para uma festa?
Porque será que só os animais que voam foram convidados?
Vocês teriam coragem de ir a uma festa sem serem convidados ( penetras ) Pesquisa para casa sobre a palavra "penetra " e seu significado.
O urubu agiu corretamente com a tartaruga? Era necessário jogá-la lá de cima?